Início Finanças Você está pronto para ter um cartão de crédito? Descubra agora!

Você está pronto para ter um cartão de crédito? Descubra agora!

por Curioso Links
0 comentário
  • 149
  •  
  •  
  •  
  •  

Há quanto tempo você deseja ter um cartão de crédito? Ou acabou de completar 18 anos e está pensando em adquirir um pela primeira vez? Seja qual for a resposta, hoje você descobrirá se realmente está pronto para ter um, pois apesar de todas as possibilidades que ele trás, nem todas as pessoas estão preparadas para usá-lo.

O cartão de crédito é como uma arma de fogo: nas mãos da pessoa errada – e sem nenhum conhecimento financeiro para utilizá-lo – pode ser fatal, mas, ao invés de perfurar o corpo, ele afunda a pessoa num mar de dívidas com juros altíssimos e efeitos colaterais devastadores, como tristeza, desespero, entre outras coisas.

Por essa e outras razões é tão importante que você esteja convicto da sua real necessidade de solicitar esse “doce” de plástico viciante chamado cartão de crédito. Porém, se você não tem certeza disso, responda as perguntas abaixo e descubra se chegou a hora de adquirir o seu!

1. Você tem uma boa razão para ter um?

Mulher segurando sacolas de compra

Não basta simplesmente ter um cartão como forma de satisfação pessoal ou, no pior dos casos, pensar que isso é um passo adiante na sua independência financeira. É importante ter motivos sólidos fundamentados em uma boa razão.

Você deseja ter um cartão agora, mas não irá utilizá-lo, pois deseja aumentar o seu limite através de uma boa pontuação no cadastro positivo ou quer se prevenir quanto a uma inesperada surpresa fora do seu orçamento mensal? Então, você está no caminho certo!

Mas, se apenas deseja um cartão para comprar algo que neste momento não pode ser pago com o saldo atual da sua conta bancária, leia os pontos abaixo. E, se você se enquadrar neles, você está no caminho certo!

2. Como está sua conta bancária e vida profissional?

Situação financeira

Saiba que a sua mente é traiçoeira, pois ela sempre arrumará um jeito de satisfazer os seus desejos, portanto, nunca peça um cartão na esperança de que você conseguirá administrar o seu dinheiro. Ao invés disso, inverta esse processo: administre o seu dinheiro e veja se é possível pedir um cartão, baseando-se nos dois pontos abaixo:

1. Você terá uma renda regular nos próximos 12 meses?
Se a resposta é sim, você está no caminho certo, porém, imprevistos podem acontecer, não é mesmo? Então, se você ficar desempregado ou não conseguir trabalhar, como vai pagar as dívidas que contraiu no cartão? Leia o ponto abaixo e descubra a resposta!

2. Você tem um fundo de emergência de três meses?
Ter uma renda regular para os próximos 12 meses é importante, mas, como mencionado acima, imprevistos podem acontecer. Em casos assim, você precisa ter um fundo de emergência com saldo suficiente para pagar as dívidas que virão nos três meses seguintes, pois será tempo suficiente para arrumar uma nova renda.

Se você respondeu positivamente todos os pontos acima, você está pronto para ter um cartão de crédito. Mas, lembre-se: o cartão é um mero pedaço de plástico que lhe dará a sensação de que você tem dinheiro pra gastar, quando, na verdade, nem sempre essa será a sua realidade.

Gostou das dicas? Então não se esqueça de compartilhar nas suas redes sociais e ajudar outras pessoas!


  • 149
  •  
  •  
  •  
  •  
0 comentário

Talvez você possa gostar...

Deixe o seu comentário!